Tur Pelo Brasil

Conhecendo o Brasil por Inteiro!

O que fazer em Macapá: 10 dicas da capital do Amapá


pesar de tão desconhecida pelos brasileiros, Macapá é uma cidade cheia de particularidades: é a unica capital que não tem ligações por terra com outras capitais e a única cortada pela Linha do Equador. Com cerca de 500 mil habitantes em sua região metropolitana, a capital do Amapá se mostrou uma grata surpresa durante a nossa visita.

Ligada apenas por barco ou de avião com o resto do Brasil – a maioria dos voos é para Belém -, a cidade tem uma boa estrutura, com comércio vibrante, bons restaurantes e hotéis.

Mas o que fazer em Macapá caso venha visitar a capital amapaense? Damos aqui algumas dicas pra você curtir o destino!

O QUE FAZER EM MACAPÁ

1. FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Cartão postal e símbolo da cidade, a Fortaleza de São José de Macapá fica bem no centro da capital, às margens do imponente Rio Amazonas. O complexo logo chama a atenção por sua boa preservação e a estrutura de visitação para os turistas. Construído entre 1764 e 1782, durante o império português, tem o formato de uma estrela e tinha o objetivo de garantir a soberania do extremo norte do país.

Endereço: Rua Cândido Mendes, Centro
Horários: terça a domingo, das 8h às 18h
Entrada: Gratuita

2. MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR

Talvez a atração mais visitada de Macapá, o Monumento do Marco Zero do Equador marca o local onde a linha imaginária do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul, corta a cidade. O monumento mexe com a curiosidade dos turistas e permite que você esteja com um pé em cada hemisfério.

Durante o Equinócio de Primavera (março) e Outono (setembro), quando o dia e a noite têm a mesma duração, o sol se encaixa no círculo do monumento e seus raios incidem perfeitamente sobre a linha. Nesses dias, costuma haver uma programação especial no local.

A estrutura é boa, há uma pequena apresentação sobre a construção do monumento, lojinha e guias que acompanham a visita. Os guias ainda podem fazer uma demonstração de como você consegue equilibrar um ovo ou moeda no exato local onde passa a Linha do Equador.

Nos arredores do Marco Zero ainda ficam o Sambódromo e o curioso estádio Zerão, também cortado pelo Equador. É o único estádio em que um time joga no Hemisfério Norte e o outro no Sul.

Endereço: Rod. Juscelino Kubitscheck – Jardim Marco Zero

Leia: As belezas de São Luís do Maranhão, passeios e diversão!

3. ORLA DE MACAPÁ

A orla da cidade é urbanizada e é um convite para uma caminhada (apesar do calorão e umidade do clima equatorial) ou para um piquenique, algo que os macapaenses fazem muito.

A parte mais interessante fica perto da fortaleza, onde existem vários quiosques com bares e restaurantes. Esse é um ótimo lugar pra curtir a noite também, com música ao vivo e ruas fechadas com atrações para as crianças.

4. TRAPICHE ELIEZER LEVY

Apesar de estar em obras durante nossa visita, esse píer construído na década de 40 ganhou novos ares nos últimos anos. O trapiche avança por mais de 400m sobre o Rio Amazonas e tem uma boa estrutura turística, além de possibilitar uma visão diferente de Macapá, do rio para a cidade.

Bem ao lado do Trapiche Elizer Levy fica a Pedra do Guindaste, onde está uma imagem de São José, padroeiro da cidade.

5. CASA DO ARTESÃO

É o melhor local para conhecer e comprar o artesanato local. Mas o centro comercial fecha uma vez por mês para limpeza justamente num fim de semana. Já à noite, na pracinha em frente, barraquinhas vendem objetos artesanais como bijuterias e lembrancinhas.

6. SORVETERIAS

Nada melhor pra encarar o calor escaldante de Macapá que muito sorvete. Adoramos os sorvetes e a variedade de sabores amazônicos das sorveterias Santa Clara (no Trapiche) e da Marvin (na Rua Cândido Mendes, bem perto da fortaleza). Os de tapioca são perfeitos.

7. ORLA DO ARAXÁ

Localizada entre o Centro e o Marco Zero, na Rua do Araxá, a Orla do Araxá é complexo com uma prainha nas águas (barrentas) do Rio Amazonas, quiosques, bares e quadras esportivas. Costuma ter mais movimento nos finais de tarde.

8. RESTAURANTE ESTALEIRO

Esse ícone da gastronomia macapaense merece uma visita. Para os padrões locais pode parecer um pouco caro (pratos em torno de R$80 para duas pessoas), mas se você mora em qualquer outro grande centro não vai estranhar muito.

O cardápio tem uma enorme variedade de peixes, além de frutos do mar, aves e carnes. Um dos mais pedidos é o Iate, peixe amazônico ao molho branco com camarão rosa. Uma delícia!

Endereço: Rua Primeiro de Maio, 52 – Santa Inês
Telefone: (96) 3222 8375

9. FEIRINHA

Já que estamos falando de gastronomia, um ótimo lugar pra provar a culinária popular local é na feirinha ao lado da Casa do Artesão. As banquinhas vendem, entre outras coisas, o famoso tacacá (iguaria da região amazônica feita com caldo de tucupi e que leva camarão e jambu) e açaí salgado, com charque e camarão, por exemplo. Os preços são camaradas e achei o local bem limpinho.

10. LOJA TOP INTERNACIONAL

Macapá tem uma loja que vende produtos importados no esquema duty free. A Top Internacional vende principalmente perfumes, cosméticos e relógios. Há uma pequena loja no aeroporto e outras no Centro e em Santana. Os preços são bem mais em conta se comparados com lojas de São Paulo, por exemplo.

DICA EXTRA

Outro lugar bem interessante, mas que não conseguimos visitar é o Museu Sacaca, que mostra detalhes do estilo de vida do Estado e da Amazônia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *